Site responsivo - Preciso ter

Site imobiliário responsivo: Você sabe o que é?

Site imobiliário responsivo faz a diferença no mercado de imóveis

Com o passar dos anos e a evolução das tecnologias da internet, tornou-se comum no mercado de imóveis, e nos demais também, ouvir a combinação das palavras site responsivo, mas você sabe o que é um site imobiliário responsivo?

Site imobiliário com layout responsivo é um modelo de design que se torna flexível e se adapta automaticamente aos diversos tipos de tela dos dispositivos que acessam um site: Computadores de mesa, smartphones e tablets. Ele irá mudar sua aparência para se encaixar aos diferentes tamanhos que estas plataformas oferecem. Então, a versão de site que irá ser mostrada em um computador pode ser bem diferente da que será apresentada em um celular, já que o espaço é bem reduzido nos dispositivos móveis.

Muitas vezes alguns recursos são cortados, outros resumidos ou encaixados em menus menores. Existem adaptações nos tamanhos das fontes também, já que a leitura é diferente. Um site imobiliário responsivo muda a sua visualização e disposição tendo como base o formato da tela em que o site é exibido. Assim sendo, se o usuário tem uma tela pequena, os elementos se reorganizam de forma a apresentar o que seja principal. Um exemplo disso é quando as informações dos imóveis que são apresentadas muito bem em computadores desktop, acabam se distorcendo completamente se vistas pelo celular. Impossibilitando a navegação e consequente a procura por imóveis.

Se o seu site imóveis não é responsivo, em smartphones a navegação e experiência do usuário fica complicada e limitada por ter que utilizar recursos de zoom in e out para ler a página na íntegra. Alguns layouts não-responsivos complicam ainda mais ao apresentar botões e menus ficam que ficam desformatados, pois não foram feitos para esse dispositivo.

Já viu aqueles sites em que você mal consegue ler o texto quando o acesso é pelo celular? Ou ainda, aqueles sites de imobiliárias em que as informações aparecem quebradas? O site parece que saiu de um liquidificador? Estes são os sites imobiliários não-responsivos que não oferecem nem encaixe simples. Se optar por não fazer um site imobiliário responsivo, já que o custo normalmente é mais alto, pense duas vezes

Em resumo, site responsivo é aquele site que, com o mesmo layout, se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, permitindo a mesma experiência de leitura ao usuário, independentemente do dispositivo pelo qual está sendo acessado.

Site Imobiliário responsivo
Exemplo de site imobiliário não-responsivo

Agora, um exemplo de site imobiliário responsivo, totalmente. 

Exemplo de site imobiliário responsivo
Exemplo de site imobiliário responsivo – desenvolvido por promentor.com.br

Desde 2014, que o smartphone se tornou o queridinho dos brasileiros e primeira opção para acesso à internet, isso é resultado de uma grande pesquisa do IBGE. 29,6 milhões das 36,8 milhões de casas conectadas dispõem de um telefone móvel para se conectar, o que significa 80,4% do total.

Lembrando: Todo site que se adapta completamente em celular é responsivo ou possui versão exclusiva de celular.   

Já em 2018, o IBGE , publicou uma pesquisa que apresenta que 70,5% dos lares brasileiros passaram a contar com acesso à internet em 2017, isso significa 49,2 milhões de domicílios conectados no ano passado. O número apresenta um crescimento significativo em relação aos 44 milhões (63,6%) registrados em 2016. Os resultados também apontaram que esses moradores estão acessando cada vez mais à internet pelo próprio celular.

No ramo de imóveis, a maior parte dos sites de imobiliárias e corretores já vem atualizando seus websites para a versão responsiva. Dados de análise de acesso provam que origem dos acessos aos sites vem quase que 70% pelo celular, isso varia de acordo com o público que a imobiliária trabalha. Clientes procuram imóveis pelo celular, compartilham os mesmos se tiverem interesse e entram em contato pelo celular, por isso ter um site responsivo é essencial para imobiliárias e corretores.

A origem dos acessos aos sites vem quase que 70% pelo celular

Existem milhares de casas no Brasil que utilizam apenas pequenos dispositivos, como tablet e celulares para acesso à internet e se você decidir não ter um site responsivo, poderá perder a chance de ter qualquer contato destes clientes. Ainda segundo dados do IBGE, o uso do telefone celular aumentou em todas as regiões do Brasil nos últimos anos e alcançou mais de 90% dos lares brasileiros. Nas regiões Norte (88,8%) e Nordeste (89,1%) o acesso ainda é inferior ao Sudeste (93,9%), Sul (95,0%) e Centro-Oeste (96,9%); Mas ainda assim os números são bem altos.

 

Site imobiliário responsivo ou versão mobile?
Responsivo é todo o site desenvolvido para ser adaptado para qualquer tipo de tela. Pensando tecnicamente, o site tem uma única estrutura de códigos que funciona em diferentes resoluções.

Uma versão mobile é bem diferente tecnicamente, o processo é fazer um outro site separado, desenvolvido exclusivamente para ser aberto em determinados tipos de dispositivos. Algumas empresas cobram de maneira bem diferente essas duas propostas. O mais interessante atualmente é um site responsivo, porém se não for possível porque a sua imobiliária está em fase de redução de custos ou se você estiver com um projeto em andamento para essa adaptação, uma versão mobile para dispositivos móveis é uma opção que funciona bem até que você tenha um site 100% responsivo.

 

Preciso mudar meu site para um layout responsivo?

Sim!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se ainda não está convencido de fazer o investimento para troca do seu site, saiba que o Google lançou desde 2015 (isso é muito tempo para a área de tecnologia) uma campanha para que os sites sejam atualizados, e a compatibilidade de um site com dispositivos móveis já se tornou um fator de classificação nos resultados de buscas feitas no Google. Então, se você quer ser reconhecido pelo Google e aparecer bem classificado, esse é um dos requisitos básicos. A campanha #MobileMadness prevê que as empresas ofereçam uma boa experiência em mobile (celular) para os seus clientes, através de um site responsivo ou mobile. 

Já é de conhecimento de muitos que o Google favorece websites responsivos, principalmente quando a busca é feita por dispositivo móvel, o buscador dá preferência a esses sites, aumentando naturalmente o tráfego orgânico. Em vista disso, ter um site imobiliário responsivo contribui também para que seu site apareça nos resultados de busca; e você vai querer que os seu site seja apresentado no momento que algum cliente estiver buscando imóveis, não vai?

Ter um site imobiliário responsivo contribui também para que seu site apareça nos resultados de busca.

A intenção do Google é privilegiar os sites que são responsivos e chamar atenção dos que não estão preparados. Outra vantagem de se ter um site responsivo é que parte dele quase sempre carrega em menos de 1 segundo e o carregamento completo da página em menos de 2 segundos, outro fator que o Google considera na hora de apresentar respostas no buscador. Na maioria das vezes, isso se torna impossível quando uma versão não-responsiva é carregada em um dispositivo móvel.

Um site responsivo é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, por conseqüência disso é carregado mais rapidamente do que uma versão não-responsiva.

 

Rejeição – Um ponto a ser analisado

Apresentar um site imobiliário responsivo diminui a quantidade de usuários que entram em seu site e saem sem fazer nada. Fique atento para essa taxa de rejeição! O Google pode achar que é um sinal de que o conteúdo não é relevante e se isso acontecer, as chances de sua página perder posições no rankeamento é bem possível.

Isso tudo está conectado à experiência do usuário e as dificuldades que ele pode ter ao navegar em seu site. Tudo que não queremos é que ele feche o site e desista de procurar o que tinha em mente. No seu caso, desista de procurar imóveis no seu site e vá para o site do concorrente que oferece uma experiência melhor.

Pense com a gente, hoje, ninguém quer perder tempo navegando em um site que não ajuda você a chegar à sua informação e oferece muitos passos ou cliques para chegar lá. Se está difícil, o usuário já vai deixar seu site de lado.

 

Eu não sei se o meu site é responsivo, como posso descobrir?

Gostaria de fazer uma análise completa do seu site? Quer descobrir se o seu site é responsivo, se ele está bem posicionado no mercado, se apresenta erros, dentre outros recursos?

Acesse a nossa de página de análise, o processo é todo gratuito. Gente, é muito legal.

Corre lá, é só fazer um cadastro mínimo e logo você recebe a análise. Clique abaixo para fazer a análise do seu site.

Analise o meu site!

Qual é a diferença de um site mobile e um responsivo?

Um site unicamente mobile, é aquele que possui um layout bem resumido, com o carregamento reduzido de elementos, com vistas a oferecer um acesso mais rápido somente para celular. Quando o site é mobile, significa que são feitas duas versões do site: uma desktop e outra só para celular. Esta é uma solução para quem inicialmente comprou o site não-responsivo, mas precisa que ele funcione no celular. Normalmente é cobrado um valor a mais para se ter esta versão. Porém, ainda assim é mais indicado adquirir um site completamente responsivo, que funciona tanto em celular quanto em computadores, tablets, smart TVS e outros.

Como testar o funcionamento do site responsivo?

Existem muitas formas de testar a variação das resoluções de telas, conheça algumas:

No browser Chrome existem opções nas ferramentas de desenvolvimento que já vem nativas com o browser. Teste assim: pressione F12. No canto direito superior esquerdo, escolha o tipo de dispositivo que gostaria de testar e confira como ficou.

O Google também possui um site para você fazer um teste de compatibilidade com dispositivos móveis. Para acessá-lo clique aqui.

Além de ser responsivo, o que um site imobiliário deve ter?

O seu site imobiliário é uma extensão do seu cartão de visitas, apresentando você e seus imóveis, mas devemos saber como explorar todo o seu potencial. Se você explorá-lo corretamente, vai aumentar muito suas vendas ou locações. Leia mais

Com esse post, deixamos a seguinte mensagem para imobiliárias e corretores de imóveis: As mudanças vieram para ficar. É necessário acompanhar esses updates e se ajustar as novas regras. Quanto mais ágil e certeira sua adaptação, melhor será o seu desempenho frente aos seus clientes e uma passo a frente da sua concorrência.

Na PróMentor somos especialistas em sites imobiliários responsivos, entre em contato para conhecer. 

 

Confira alguns de nossos modelos:

http://almeidasantosimoveis.com.br/

http://www.arya1.com.br/

http://www.symimoveis.com.br/

Com o cupom RESPOTOTAL você, corretor de imóveis ou imobiliária, tem desconto ao adquirir qualquer um de nossos modelos. Informe o código ao nos contatar.

Deixe um comentário